Fotografia = Respeito!

Bom dia, gente!
Passei por aqui para compartilhar com vocês algo que publiquei no facebook há um tempinho e acho que vale a pena ser lembrado.
Eu fiz e postei esta imagem no face e comentei o seguinte:

"Vemos muitas críticas pela rede a respeito de fotógrafos amadores e iniciantes e seus deslizes, mas vemos poucos profissionais tomarem a iniciativa de ajudar com bons conselhos e indicações de cursos, livros e afins, pelo contrário, não são dispensadas piadas de mal gosto, exposição do indivíduo e críticas humilhantes.Pelo bem do mercado fotográfico seria ótimo que os profissionais aconselhassem os iniciantes com a mesma disposição que tem para criticar."


Infelizmente tenho observado que uma simples lente com filtros Lomo se torna motivo para os tais "grandes fotógrafos" esculacharem e fazerem polemica...tudo é uma corrida desenfreada pelo ibope de sua página!
Bem sei que existem muitos "fotógrafos" desonrando a profissão com sua falta de interesse pela melhora: vejo pessoas escrever "fotografia" errado, apenas copiar ao invés de se inspirar, divulgar e vender fotografias totalmente desfocadas e saturadas, com cortes violentos e o pior de tudo é que já deixaram claro que não querem evoluir e aí não há incentivo ou apoio que ajude, entretanto, vemos que existe uma pancada de jovens fotógrafos dispostos a crescer, estudar e praticar muito, o que eu acho maravilhoso. 
O engraçado é que os "bam bam bans" da fotografia também não toleram os iniciantes e bombardeiam com tudo que tem de pior para desanimar os amadores, por exemplo: eles dizem que não adianta comprar uma câmera boa e dizer que é fotógrafo, concordo plenamente, mas se alguém faz excelentes fotos com uma câmera super zoom e se coloca como fotógrafo também é esculachado pois eles dizem que fotógrafo não tem moral sem equipamento no mínimo semi profissional.
Dizem também, os tais, que não se deve fotografar de graça ou cobrar baratinho (típico de iniciante) para não prejudicar os fotógrafos já profissionais, ok, também concordo que esse negócio de preço baratinho demais desvaloriza o próprio trabalho, mas como irão praticar os iniciantes? barato não pode fazer e nem de graça pra treinar também? ninguém nasce sabendo e de alguma forma temos que aprender,  teoria não vale de nada sem a prática e onde vão praticar? e também não dá para cobrar um preço profissional pelo trabalho de um aprendiz. Vocês entendem o que eu quero dizer? Para eles tudo que iniciantes fazem é errado, inaceitável e ridículo:  não podem ter uma câmera boa por que isso não é sinônimo de profissionalismo e também não podem arrasar com uma simples pois equipamento é tudo e não se podem dizer "fotógrafos" sem experiência e jamais poderão fazer fotografia gratuita ou barata nem para treino de tudo que aprendeu. Por favor, né... eu acredito que tudo isso é fruto do medo de uma concorrência cada vez mais jovem inovadora que vem surgindo nesse mercado e a única saída que enxergam é vencer pelo deboche, críticas azedas e humilhação.
Isso tudo é uma pena, pois o tempo que desperdiçam tentando desanimar aqueles que estão motivados pelo amor à arte, deveriam utilizar para estudar e se atualizar e então vencer a concorrência com dignidade de fotógrafo exclusivo.
Também não acho nenhum crime o apoio aos jovens fotógrafos, não falo de ensinar a fotografar e sim de orientar e indicar bons cursos e livros, dar uma ou outra dica também não mata e ser EDUCADO também faz parte dos requisitos básicos de um bom ser humano, muitos fotógrafos tem fama de arrogante por simplesmente assistirem os erros dos amadores de camarote...alguns nem respondem a simples perguntas, ratificando sua reputação soberba.
Não é necessário pegar na mão e caminhar junto até o fim, mas indicar um bom caminho já é de grande valia e o verdadeiro futuro profissional o seguirá e alcançará seu destino com êxito beneficiando a si mesmo e ao mercado que, com certeza, tem espaço para todos que , acima de tudo, se esforçam, se aprimoram e também se ajudam!


Texto e imagem: Isabela Moraes



Beijinhos, Isa.

No Response to "Fotografia = Respeito!"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 



Copyright © 2009 Isa All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes